Ouro Preto, 26 de Abril de 2017
Voltar

Ouro Preto foi sede do 14º Campeonato Brasileiro de Judô. 20 de outubro e 2 de novembro.

A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, em parceria com a UFOP e IFMG promoveram a 14ª edição da Liga Nacional de Judô (LNJ). De acordo com o diretor técnico da Liga Nacional, Galileu Paolo, é a primeira vez que Ouro Preto recebeu a etapa nacional, sendo a terceira vez em Minas Gerais. “Mais quatro cidades mineiras concorreram e Ouro Preto, dada a estrutura que oferece, atendeu aos quesitos exigidos pela Liga”, ressalta.

“Este campeonato foi a culminância de um trabalho realizado durante o ano. Houve competições eliminatórias em cada estado do Brasil e aqui estarão atletas de alto nível”, explica Galileu.

Segundo o diretor técnico, aproximadamente 1500 atletas fizeram parte desta edição de faixa etária que varia de 4 a 50 anos. Houve competições individuais e por equipe, sub 15, sub 17, sênior e máster. “É um evento de grande porte com premiações de alto nível, medalhas de qualidade internacional e algumas boas surpresas”, revela.

A abertura oficial do evento foi no dia 20 de outubro às 18h, no IFMG, com a Exposição História do Judô. Contou com a presença das autoridades municipais e do Judô Nacional, além de atletas de prestigio internacional

A exposição Espaço Judô mostrará, através de fotos, medalhas, troféus e objetos, a chegada do judô ao Brasil, Minas Gerais e Ouro Preto. Esta exposição ficará aberta até o dia 02 de novembro, final do Campeonato Brasileiro.

As competições aconteceram nos ginásios da UFOP, Campus Morro do Cruzeiro, do dia 1º de novembro. A entrada foi gratuita e toda a comunidade puderam a prestigiar competições de qualidade. Segundo Galileu “muitos atletas importantes participaram, mas merecem destaque os atletas locais. Ouro Preto tem uma grande leva de atletas importantes que concorreram aos mais altos títulos da competição”.

Projeto Judô

Professor e técnico de Judô em Ouro Preto, Carlos Simões frisa a satisfação e a responsabilidade de receber este evento em Ouro Preto. “Há dois anos sediamos etapas no campeonato mineiro, inclusive a final e agora a etapa nacional. Isso é consequência de um trabalho de toda equipe e apoio do município por meio do Programa Bolsa Atleta”, ressalta.

Destaca a equipe de Ouro Preto composta por competidores que buscam o bicampeonato em várias categorias. “Estamos treinando forte para garantir um bom desempenho, principalmente por sermos anfitriões”, aponta Carlos.

Segundo Carlos, este é um trabalho dos atletas a longo prazo e Ouro Preto oferece oportunidade a quem quiser praticar este esporte através da Oficina de Judô no IFMG. “O Projeto é totalmente gratuito e os alunos recebem uniforme, alimentação, seguro saúde, além de chance de participar de competições e se tornar um atleta de alto nível. Este é o maior incentivo”, finaliza.

Publicidade