Ouro Preto, 26 de Abril de 2017
Voltar

Ouro Preto disponibiliza vacinas contra febre amarela, HPV e meningite

População deve ficar atenta à rotina de vacinação nos Postos de Saúde

No dia 13 de janeiro, o Governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública devido a um surto de Febre Amarela registrado em diversas regiões do Estado. Até a tarde desta terça-feira (17), já foram contabilizados 184 casos de suspeita da doença e 53 mortes, sendo que 22 já são consideradas casos prováveis e pendentes de um resultado de exame laboratorial.

Diante disto, a Secretaria de Saúde de Ouro Preto coloca os Postos de Saúde do Município à disposição principalmente para aquelas pessoas que pretendem viajar para as regiões de risco. As vacinas disponíveis na cidade serão utilizadas com cautela, pois os locais onde há risco de surto da doença estão recebendo maior atenção do Estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença. Ao se viajar para áreas onde há incidência de casos de febre amarela, é preciso se vacinar pelo menos dez dias antes de embarcar.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

Sintomas: indivíduo com quadro febril agudo (até 7 dias), de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, residente em (ou procedente de) área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootia confirmada em primatas não humanos ou isolamento de vírus em mosquitos vetores, nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado.

Em Minas, conforme a SES, 17 cidades tiveram registro de morte ou aparecimento de primatas doentes. As cidades estão localizadas nos vales do Rio Doce e Mucuri e na Zona da Mata.

A prioridade da vacinação é para as pessoas residentes na área rural e   silvestres, pessoas que fazem turismo “ecológico” ou “rural”, agricultores, extrativistas e outros que adentram áreas de mata ou silvestres.

A população deve ficar atenta a outras medidas de prevenção. A principal é a eliminação de água parada, que são os criadouros dos vetores (mosquito Haemagogus; Aedes aegypti, o mesmo que causa a dengue, Zika e febre Chikungunya). O uso de repelentes e mosquiteiros também é recomendado.

No caso de apresentar os sintomas da doença, a pessoa deve procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Também é importante informar a situação vacinal e data da última vacinação.

Em Ouro Preto, a vacinação contra a febre amarela acontece normalmente para as crianças. A primeira dose é aplicada aos nove meses e a segunda aos 4 anos de idade. Após os 5 anos, todas as pessoas devem ter duas doses registradas no cartão. É preciso ficar atento caso a data para a próxima dose esteja agendada no cartão. Idosos acima de 60 anos serão vacinados se houver necessidade, seguindo a indicação médica.

Quem deve vacinar:

Primeira dose: crianças aos 9 meses de idade;

Segunda dose: crianças aos 4 anos de idade;

Adultos: É preciso ter 2 doses no cartão de vacina

Data para vacinação: O ano todo

 

HPV

Desenvolvida pelo Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação conta HPV (Human Papiloma Vírus) tem como objetivo vacinar os adolescentes contra a doença, que na maioria das vezes não apresenta sintomas, mas pode provocar lesões como verrugas genitais e alterações pré-cancerígenas no colo do útero

Para ajudar no combate à doença, a vacina contra o HPV foi incluída na rotina de vacinação de todos os postos de saúde de Ouro Preto. Em 2017, a iniciativa também oferece a vacina para os meninos de 12 e 13 anos. No caso das meninas, a faixa etária da vacinação continua a mesma: entre 9 e 14 anos de idade.

Quem deve vacinar:

Meninas entre 9 e 14 anos;

Meninos de 12 e 13 anos;

Data para vacinação: O ano todo

 

Meningite C

A meningite C é um tipo de meningite bacteriana caracterizada pela inflamação de membranas que revestem o cérebro. A doença pode levar à morte ou ainda deixar sequelas se tratamento não for iniciado rapidamente. Alguns dos principais sintomas da meningite C são: febre alta; rigidez na nuca que gera dificuldade de encostar o queixo no peito; dor de cabeça; manchas na pele; dor de garganta e outros. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo de ampliar a imunização é reforçar o efeito da vacina aplicada na infância, cuja eficácia pode diminuir ao longo dos anos.

Quem deve vacinar:

Meninos e meninas de 12 e 13 anos

Data: Permanente

 

Procure o Posto de Saúde mais próximo e não deixe de levar o cartão de vacinação. Outras informações pelo 3559-3280. Ouro Preto disponibiliza vacinas contra febre amarela, HPV e meningite.

Publicidade