Ouro Preto, 26 de Abril de 2017
Voltar

Aprenda a economizar seu dinheiro

Orçamento: quais os erros que realmente levam as pessoas ao vermelho?

Boa parte das pessoas tem problemas com dinheiro e, da mesma forma, boa parte delas usam sempre as mesmas desculpas para justificar sua situação: seu salário não é suficiente, seus amigos as estimulam a gastar ou está tão endividado que simplesmente não consegue sair do vermelho.

A realidade, entretanto, pode não ser bem esta, e os motivos para suas dívidas, podem na realidade ser outros. Pensando nisso, o site LearnVest listou seis bons motivos que ajudam a explicar por que os consumidores permanecem quebrados. E o primeiro deles é colocar todo o salário na conta corrente.

1. Falta de poupança - Claro que é imprescindível ter uma conta corrente, mas quando colocamos todo o pagamento mensal nela, somos levados a gastar o dinheiro ao invés de poupá-lo. E é justamente a poupança que ajuda os consumidores a não entrar no vermelho em situações de emergência. A solução é simples: faça com que parte do seu salário caia automaticamente em alguma conta poupança. Desta forma fica mais fácil se controlar e reservar algum recurso mensalmente.

2. Gastos desnecessários - Outro bom motivo que leva ao vermelho é o gasto desnecessário. Gastar dinheiro não é problema, portanto que ele seja gasto com itens realmente necessários para a vida do consumidor. Desperdiçar dinheiro com a conta de eletricidade, é estupidez. Mas gastá-lo com férias revigorantes ou com roupas novas que podem te promover no trabalho, nada mais justo.

3. A infância - Muitas pessoas têm dificuldade em admitir que têm problemas com dinheiro. Principalmente odeiam admitir que possuem as mesmas falhas apresentadas por seus pais. No entanto, os consumidores são mais parecidos com seus pais e com seus familiares do que eles imaginam ou mesmo querem aceitar.

Ser um poupador compulsivo, ter problemas para lidar com as finanças, acreditar que todos seus problemas sumiriam se fosse rico, podem ser reflexo da sua criação e você só está carregando o erro ao invés de enfrentá-lo. A solução? Identifique seus problemas do passado e faça alguma coisa sobre eles.

4. Sem objetivos - Novamente, aprender a poupar é uma grande arma contra os problemas financeiros. Porém, se não houver nenhum motivo para poupar, dificilmente será possível construir uma reserva. Escolha um objetivo, uma casa, um carro, uma longa viagem e direcione seus esforços para poupar. Assim, possivelmente será bem sucedido.

5. Consumidor ingênuo - As lojas são um grande problema para os consumidores. Elas estão repletas de truques para nos estimular a gastar mais do que o previsto. Portanto, se você não estiver bem consciente disso e ter exatamente em mente o quanto quer gastar, corre um grande risco de gastar de forma desnecessária e entrar no vermelho. Os truques vão desde a música de fundo, escolhidas para atrapalhar nosso raciocínio, até truques com luzes e espelhos para vermos coisas que não são a realidade.

6. Pagando as dívidas de forma errada - outro fator que pode consumir todo seu dinheiro rapidamente é pagar as dívidas de forma errada. Mesmo que você seja um consumidor responsável e preocupado em quitar suas dívidas, é importante ter uma boa estratégia para lidar com os juros e os empréstimos.

A ideia é evitar simplesmente ir pagando as parcelas das dívidas e empréstimos. O correto é avaliar quais as dívidas mais caras, ou seja, que cobram os maiores juros, e ir liquidando-as em primeiro lugar.

Fonte: yahoo.com

Publicidade